Com mercado aquecido, sobram vagas no setor de serviços
Na Algar Tecnologia mais de 700 novas vagas estão abertas para Uberlândia.

Uberlândia, 04 de agosto de 2011 – De acordo com dados de junho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados  (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o setor de serviços foi o que mais contratou trabalhadores em 2011, com 53.500 admissões em todo o Brasil.  A expectativa do segmento é que este número aumente ainda mais. Somente no Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Uberlândia são 1.581 vagas a espera de um candidato para trabalhar na área de serviços, o que corresponde a 25% do total das vagas disponíveis na cidade.
O aquecimento da economia do país estimulou o crescimento das empresas de serviços no Brasil. Na Algar Tecnologia, empresa do Grupo Algar que oferece soluções de tecnologia para processos de negócios, cerca de 1,5 mil pessoas foram contratadas no primeiro semestre, 500 para a sede da empresa em Uberlândia. Nesta semana, a empresa abriu mais de 700 vagas na cidade para as áreas de atendimento e relacionamento com o cliente nos períodos manhã, tarde ou noite. As vagas são para atendente, supervisor e treinador. Em um dia, o candidato conclui o processo seletivo  (que inclui testes, dinâmica em grupo, entrevista por competência e exame médico admissional). O Centro de seleção fica no Centro na av. João Pinheiro esquina com rua Machado de Assis.
Apesar do mercado aquecido e dos bons números de contratações, as empresas de serviços encontram dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada para preencher essas vagas. O perfil exigido depende da função, mesmo assim, entre os requisitos básicos estão idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo, bom português escrito e falado, ser comunicativo, responsável com o trabalho e ter habilidade com vendas, entre outros. “No processo de seleção da empresa percebemos que o pouco conhecimento da língua portuguesa e falta de comprometimento, por exemplo, são fatores que eliminam boa parte dos candidatos. Já ficamos seis meses tentando preencher uma vaga e não conseguimos”, disse Cida Garcia, diretora de Talentos Humanos da Algar Tecnologia.
Para suprir a falta de profissionais, a Algar Tecnologia,  além de treinar e ampliar as oportunidades para seus talentos, desenvolve diversos Programas de Qualificação para o mercado. E grande parte dos participantes passam a fazer parte do quadro de associados da empresa.  Muitos deles, em seu primeiro emprego. Em 2010, mais de R$ 5 milhões foram investidos na qualificação dos profissionais da empresa. “Se o Brasil enfrenta dificuldades de contratar profissionais, entendemos que é preciso agir e não só ficar tentando encontrar culpados. Então, fazemos parcerias e oferecemos programas que oferecem capacitação e formação e, também investimos nos nossos talentos”, disse Cida Garcia.

Mais informações sobre as vagas:

Mais informações sobre os Programas de Qualificação

Mais Informações/ FSB Comunicações: (11) 3165.9596